Home, InicioJoão Gomes Motacontacto   Notas e Reflexões
INVESTIGAÇÃOFOTOGRAFIAWEB DESIGNDESCOBERTAS
 
Tripé: o meu melhor amigo fotográfico
Mau grado as promessas formidáveis dos arautos da fotografia digital, os melhores ajudantes para melhorar a qualidade das minhas fotografias são dois amigos constantes, modestos, versáteis ... e analógicos: o tripé e o monopé.
Abril 2004 a Agosto 2005
Notas sobre fotografias digitais subaquáticas
Breves pistas de reflexão para quem sonha fazer fotografias subaquáticas como amador. A ler antes de escolher o equipamento.
Janeiro 2005
Paleofotografia: as fotos de hoje vistas no futuro
O número de fotografias registadas cresce constantemente. Quantas delas serão acessíveis daqui a cinquenta ou cem anos? Como são arquivadas? Por quem ?
Agosto 2003 a Julho 2004
Qual a máquina fotográfica digital que devo escolher ?
Cada utilizador terá uma resposta diferente a esta pergunta. Aqui apresento a minha resposta a uma pergunta próxima: "Como escolher uma máquina fotográfica digital?"
Julho 2003
O número de pixels e a Fujifilm
A política comercial da Fujifilm - ou dos seus agentes - confunde os consumidores mais incautos que se deixam entusiasmar pela corrida aos megapixels.
Julho 2003
Limitações das máquinas digitais em 2002
As máquinas digitais já permitem substituir as máquinas compactas analógicas nas fotografias do quotidiano, mas mantém algumas limitações constrangedoras para quem está habituado a uma reflex analógica. Não obstante os grandes melhoramentos dos últimos dois anos, há ainda um longo caminho a percorrer.
Agosto 2002
Notas sobre o filtro de sharp
Usados para realçar as transições, os filtros de sharp fazem parte da ferramenta elementar da fotografia digital mas são frequentemente mal usados.
Fevereiro 2001

À semelhança das notas sobre Web design, apresento aqui o fruto da experiência e reflexão sobre fotografia, com ênfase na fotografia digital. Os temas das notas variam e não há nexo especial entre elas. Algumas notas requerem conhecimentos fotográficos e informáticos médios para uma compreensão óptima.

Saída de novas notas e reflexões

Para receber uma mensagem indicando a saída das novas notas indique o seu endereço (máximo de cinco mensagens por ano).

e-mail:  

Nota: o endereço de e-mail será usado apenas para este fim e não será jamais trocado com outras entidades. Se não quiser receber mais mensagens, ou se quiser mudar o endereço, envie-me uma mensagem para apagar os dados.
 

©2002-05 João Gomes Mota
Home, InicioFOTOGRAFIA
Publicado em Agosto 2002. Última alteração: Janeiro 2005.inicio da página