Home, InicioJoão Gomes MotacontactoWeb Design
Reflexões
INVESTIGAÇÃOFOTOGRAFIAWEB DESIGNDESCOBERTAS
 

Notas e Reflexões sobre Web Design

Porque não tenho um blog
Alguns amigos perguntam-me porque não escrevo um blog ou convidam-me a participar num blog colectivo. Embora eu seja um leitor de weblogs, o modelo não me interessa como autor.
brevemente
A atomização dos emissores e os modelos de negócio na Internet
O advento dos sistemas de partilha de ficheiros, dos blogs, podcasts, etc. multiplicou o tráfego na Web mas não parece dar origem a modelos de negócio sustentáveis.
brevemente
Os efeitos do Google e da Wikipedia
O Google e a Wikipedia são epítomes de novos modelos de armazenamento e distribuição de informação que estão a mudar a forma como se usa a Internet.
brevemente
A Internet em transfiguração
Os utilizadores da Internet tornam-se cada vez mais assimétricos na produção e recepção de conteúdos. A banda larga veio reforçar esta tendência. Estaremos a caminho do modelo da televisão?
brevemente
Vamos tecer uma teia ?
A web já foi uma teia densa. Hoje, embora a estrutura interna dos sítios ainda seja uma teia, a ligação entre sítios é cada vez mais ténue - com excepções.
brevemente
A ilusão da banda larga
A banda larga é comummente apresentada como condição indispensável à melhoria das competências dos cidadãos na sociedade de informação. Discordo. A disponibilidade de banda larga aumentará o quantidade de dados, não a sua qualidade. E quem procura fomentar comunidades encontrará audiências.
Janeiro 2003
O erro da tarifa plana
A tarifa plana não é indispensável à massificação da Internet e convida os utilizadores a usá-la de forma ineficiente.
Outubro 2002
Frames: as mal-amadas
Mau grado a má fama de que gozam, as frames são uma técnica de Web design muito útil, especialmente em pequenos sítios e orçamentos limitados.
Dezembro 2001 a Junho 2002
Será que confiamos demais na Internet ?
Em poucos anos a Internet passou de uma ferramenta de trabalho de académicos e militares para a fonte de emprego e ocupação de milhares de pessoas. Hoje há milhares de pessoas dependentes da Internet e entre estas há muitas que não reconhecem as fragilidades da rede.
Julho 2001
Diferenças da publicação na Web e nos meios tradicionais
Um dos principais mal-entendidos da transposição de informação para a Web é olhá-la como um meio de comunicação semelhante aos tradicionais. Na verdade, há diferenças marcadas e é preciso compreendê-las para evitar erros e maximizar as possibilidades da publicação na Web.
Março a Junho 2001
O texto escreve-se com letras
O texto continua a ser a melhor forma de comunicação na Internet. As vantagens do seu uso, entre as quais se destacam a economia de largura de banda, a adaptabilidade do interface e a pesquisa por motor de busca, tornam as desvantagens pouco importantes.
Dezembro 2000
Artesanato e produção industrial
Se nos primeiros anos da Web, o esforço dos criadores se concentrou na excelência do design para um número reduzido de sites, actualmente procura-se estender a criação de conteúdos para a Web a todos os interessados. Para tal, são necessárias ferramentas e serviços que permitam às pessoas e empresas não especializadas criar e publicar na Internet de forma simples e eficaz. Generalizou-se assim a produção industrial de sites, enquanto os trabalhos inovadores de Web design passaram à condição de artesanato.
Outubro 2000
Forma e Conteúdo
Invista no conteúdo e deixe o design para segundo plano.
Abril 2000
As dificuldades do HTML
Aplicações diferentes requerem ferrramentas diferentes. As limitações do HTML como ferramenta universal.
Novembro 99

  Aqui resumo as minhas observações ao visitar outros sites e também as notas resultantes da criação para a Web. Os temas das notas variam e não há nexo especial entre elas. Algumas requerem bons conhecimentos de HTML, JavaScript ou DHTML para a sua completa compreensão.

Se estas reflexões lhe merecerem algum comentário, terei muito gosto em conhecer a sua opinião.
 

Saída de novas notas e reflexões

  Para receber uma mensagem indicando a saída das novas notas indique o seu endereço (máximo de dez mensagens por ano).

e-mail:  

Nota: o endereço de e-mail será usado apenas para este fim e não será jamais trocado com outras entidades. Se não quiser receber mais mensagens, ou se quiser mudar o endereço, envie-me uma mensagem para apagar os dados.

©2002 João Gomes Mota
Home, Inicio → WEB DESIGN
Criado em Abril 2002. Última alteração: Janeiro 2004.inicio da página