Home, InicioJoão Gomes Motacontacto   Praktica
INVESTIGAÇÃOFOTOGRAFIAWEB DESIGNDESCOBERTAS
EnglishEnglish

A minha primeira SLR (single lens reflex) foi uma Praktica. Comprei-a em 1993 e ainda a conservo, perfeitamente operacional. Ao longo dos anos fui comprando mais material, primeiro Praktica, depois de outras marcas para acompanhar a modernidade.

Todavia, fiquei sempre com um fraquinho por estas máquinas antigas, simples, robustas e fiáveis. Quando tenho saudades, saio com uma delas só para sentir o prazer de ouvir o espelho bater e de me obrigar a pensar antes de fotografar.

A minha "colecção"

Praktica LTL: este modelo pertence ao início da série L, a série com mais vendas da Praktica.

Esta máquina dispõe de uma patilha junto ao botão do obturador para activar o fotómetro e algumas lentes têm um botão para fechar o diafragma.

Praktica PLC 2: um modelo dos anos 1970 com montagem de rosca M42 (série L). Uso-a com uma objectiva Carl Zeiss 50mm/f:1.8.

Ainda não consegui reparar o fotómetro que estava avariado no momento da compra. Esta máquina usa pilhas V21PX que já não se fabricam e que substituí por 3 pilhas LR44.

Praktica super TL 1000: um dos últimos modelos com montagem de rosca M42 (série L). Comprei-a em conjunto com uma objectiva Domiplan 50mm/f:2.8.

Semelhante à LTL, tem também uma patilha para activar o fotómetro. De novo, acrescenta microprismas para a focagem e não tem disparador com atraso.

Praktica BX20: o primeiro modelo da série BX. Lançado na segunda metade da década de 1980, com montagem de baioneta. Uso-a com diversas objectivas de tipo B (bayonette).

Foi a minha primeira reflex. Comprei-a com duas objectivas zoom e um flash. Este sistema provou ser robusto e versátil e com ele aprendi o pouco que hoje sei sobre fotografia.

Penso que esta máquina - juntamente com a Pentax P30T - é uma das melhores máquinas para quem quer aprender fotografia. Não é muito cara, dispõe de vários acessórios e exige aplicação do fotógrafo para obter bons resultados.

Praktica BX20S: o último modelo SLR da Praktica, lançado na época reunificação da Alemanha em 1991. Uso-o com diversas objectivas de tipo B (bayonette).

É uma ligeira variante da série BX. Tem um leitor de sensibilidade do filme DX e um revestimento plástico. Tecnicamente, parece quase idêntica à Praktica BX20.

 

Outro equipamento

  • Objectivas série B
  • Acessórios série B
  • Objectivas rosca M42
  • Acessórios série M42
  • Objectiva Carl Zeiss Jena (M42) Pancolar f1.8/50mm ø49mm
  • Como substituir uma pilha V21 PX

    Há vários modelos da série L (196?-197?) que usam a pilha Varta V21 PX que, entretanto, foi retirada do mercado. Apresento uma proposta de substituição feita com 3 pilhas LR44.
     

     

    Páginas sobre Praktica

    Praktica Collector: sítio mantido por Dr Mike Otto, de Dresden, Alemanha. É um coleccionador apaixonado de Prakticas e criou um sítio à altura da sua paixão.

    É a mais completa referência que conheço sobre as máquinas Praktica (e modelos próximos). Inclui uma resenha histórica do desenvolvimento dos diversos modelos nas fábricas na Alemanha, depois República Democrática Alemã (1946-1991) e de novo Alemanha.

    Cada modelo é apresentado com as suas numerosas variantes, com uma ficha técnica muito completa e, na maioria dos casos, com fotografias pormenorizadas.

    Se nunca viu uma Praktica, ou se pretende conhecer os mínimos pormenores de um modelo, não deixe de passar por aqui.
     

     

    Praktica m42 camera's: Um sítio bastante completo sobre as máquinas Praktica entre 1949 e 1989 (com montagem de rosca de 42 mm). É mantido por Ferdi den Broeder dos Países Baixos.

    Inclui um fórum com entusiastas dedicados que ajudam a resolver problemas e esclarecer dúvidas sobre o material Praktica.
     

     

    Praktica B: Um sítio simétrico do anterior, sendo este dedicado às câmaras mais recentes, de montagem de baioneta (séries B e BX). Sítio em Alemão.

    Um outro sítio com o mesmo tema era (é?) mantido por Tiago Franco de Lisboa, Portugal.
     

     

    Praktica Users: Segundo o seu criador, André La Pierre, este sítio é uma homenagem a uma casa que produziu máquinas tão boas por um preço tão modesto, abrindo o mundo da fotografia de qualidade a milhões de pessoas, a maioria das quais não poderia comprar uma máquina das "grandes marcas". Como se diz em alemão: "preiswert".

    Contém descrições das máquinas, lentes e álbuns de fotografias feitas com Prakticas.

     

    Praktica Cameras: um sumário da história das máquinas Praktica.

     

    Pentacon: Sítio oficial. Parco de informações, despojado e cinzento. Reflecte o estado actual da herança Praktica. Esperemos que melhores dias surjam.
     

    No sítio Matt's Classic Cameras, há referência a duas máquinas Praktica:

  • Praktica Super TL (Hanimex) e
  • Praktica MTL3
  • ©2002, 2004 João Gomes Mota
    Home, InicioFOTOGRAFIA
    Escrito em Maio 2002. Última alteração: Agosto 2004inicio da página