Home, InicioJoão Gomes MotacontactoFotografia
Galerias Virtuais
INVESTIGAÇÃOFOTOGRAFIAWEB DESIGNDESCOBERTAS
EnglishEnglish

Esta página contém links para galerias virtuais. Há uma outra com links para sítios técnicos, incluindo colecções de máquinas, manuais, etc..

Algumas das galerias incluem também informação técnica.

Excepto indicação em contrário, os sítios indicados são em inglês.


Fotografia em Português: uma comunidade de fotógrafos de língua portuguesa. Reúne centenas de fotógrafos, amadores e profissionais, de vários estilos e preferências. Inclui links, fóruns e técnicas de aprendizagem.
Tenho lá uma pequena galeria de imagens soltas.
 

fotografia em portugues
 Escrita com Luz: uma outra comunidade, muito mais pequena do que a anterior, mas com uma filosofia semelhante e com muitos elementos comuns. 

Digital Moments by Doug Menuez. Este álbum sobre a vida nas empresas de alta tecnologia é antiquíssimo (1996 :-) ) e, contudo, actual. Uma fonte de inspiração para o design dos meus álbuns.
Em 1999 o autor remodelou o site e acrescentou novos portfolios.
 

Site de Doug Menuez

World Press Photo. Concurso mundial de fotojornalismo. Dramático, pungente, actual, inesquecível.
 

World Press Photo

Musarium: uma publicação de portfolios de qualidade fora de série. Segundo os autores, eles estão "discovering signs of intelligent life on planet Earth".

Embora complexo, o design Web é também uma obra de arte que consegue valorizar as outras obras de arte. Recomendo um monitor com pelos menos 1024x768 e tempo para saborear cada fotografia.

Mountain Light: a galeria de Galen e Barbara Rowell, notáveis fotógrafos da natureza. Descubra a beleza deslumbrante das imagens, que podem ser encomendadas em papel.

Paisagens de Ansel Adams: uma galeria de fotografias excepcionais realizadas para o Department of Interior (Ministério do Interior) dos EUA entre 1933 e 1942.

Para comprar (e ver) outras fotografias de Ansel Adams, pode dirigir-se à Ansel Adams Gallery.

 

Jim Brandenburg: Este fotógrafo dedica-se à natureza, e em especial aos lobos. Já publicou numerosos artigos na National Geographic Magazine bem como vários livros de fotografia. O seu lema é: tudo na natureza tem um espírito que devemos procurar comprender.

O sítio é bastante pesado e lento de navegar mas a paciência é sem dúvida recompensada. O artigo na Wikipedia tem uma lista de referências sobre este autor.

 

Aurora & Quanta: uma agência de fotojornalismo que descobri em 1998 com um design leve e agradável e boas fotografias.
O sítio sofreu diversas mudanças ao longo dos anos mas a qualidade e o esmero do web design permanecem.
 

Aurora & Quanta

Josef Koudelka: pequeno portfolio do fotógrafo checo, reconhecido internacionalmente pelas suas paisagens com gente (ou retratos com contexto). Inclui duas imagens notáveis de Portugal.

Artigo na Wikipedia

 
  
  
  

Olhares.net: uma exposição colectiva de fotografia de um conjunto de amigos com estilos e temas diferentes. Por ora, os autores são cinco: António Nunes, Armando Frazão, Bruno Espadana, João Coutinho e Marta Veríssimo e todos se cruzaram no foto@pt - Fotografia em Português. Vale uma visita.
Sítio em português.

Pontos de Vista: semelhante ao Olhares.net, é também uma exposição colectiva de fotografias. Neste caso, além dos colaboradores residentes, há autores convidados.

Sítio em português.

 

Dias dos Reis: Um fotógrafo português com uma galeria variada de temas portugueses. Não gosto do método usado para dissuadir as cópias ilegais de fotografias.

 

Photo Seminar's Hall of Fame: uma colecção de pequenas biografias de fotógrafos famosos: Capa, Bresson, etc..

 
Memória de sítios desaparecidos ou bloqueados 

Fotos de Portugal: Índice de fotos de Portugal, catralogadas por distrito e concelho e localidade. Um bom ponto de partida para percorrer Portugal. As fotografias são ilustrativas mas falta-lhes uma descrição textual dos motivos fotografados. Falta ainda localizar as fotografias dentro dos concelhos.

As fotografias já não estão acessíveis mas o projecto geira mantém-se operacional.

 

AGFA Photo galleries: vários tipos de galerias, com fotos de amadores e portfolios profissionais e onde pode participar com as suas fotografias num concurso mensal. Design rigoroso, páginas claras e navegação simples. 

Desaparecido em 2005 devido a processo de falência.

Galerias no site da Agfa

Sítio de Fotojornalismo do jornal PÚBLICO (Portugal). Portfolios temáticos valorizados por um design sóbrio.

Sítio em português. Desaparecido em 2004. 

Paginas de fotografia do Publico

Homenagem ao Farol de fotografia do TERRÀVISTA (a mais antiga comunidade de língua portuguesa na Internet). Muitas páginas de amadores de fotografia de qualidade e interesse variável, entre as quais alguns tesouros a descobrir. Esta comunidade que reunia milhares de autores foi extinta por atribulações comerciais. Fica aqui a memória...

Sítio em português. Desaparecido em 2003.

Fotografia no TERRAVISTA
©2002-05 João Gomes Mota
Home, Inicio → FOTOGRAFIA
Escrito em Setembro 2002. Última alteração: Junho 2006.inicio da página