Introdução História do jogo das cores
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Quando eu tinha cinco ou seis anos de idade, passava alguns dias em casa dos meus tios. Aí, via os meus primos mais velhos a jogarem Mastermind.

Percebi que as marcas pretas significavam "cor certa na posição certa" e as as marcas brancas significavam "cor certa na posição errada", mas não percebi os pormenores do algoritmo.

Alguns anos mais tarde, redescobri o tabuleiro do Mastermind, sem regras e numa época em que os meus primos já não jogavam Mastermind. Estabeleci então um conjunto de regras e ensinei-as à minha irmã - dois anos mais nova - e jogámos esse jogo durante anos.

Quando tinha dezoito anos, comprei uma calculadora científica programável CASIO FX-850P e logo programei este jogo em BASIC, substituindo as cores por números. A implementação já tinha os três níveis, como a actual. A partir de então, pude jogar sozinho.

Mais tarde, ao jogar com outras pessoas, descobri que as minhas regras de Mastermind não correspondiam às regras canónicas e que alteravam completamente a forma de jogar. Continuei assim a jogar com as minhas regras, sozinho ou com a minha irmã.

Agora que já não uso a CASIO FX-850P, tinha saudades do jogo do Mastermind. Decidi por isso programá-lo em JavaScript. Deveria ser uma coisa simples, uma vez que em BASIC o programa ocupava apenas 407 bytes! Claro que o interface gráfico complicou um pouco a programação e o quadro de melhores resultados também, mas o resultado é bastante "jogável" e completo.

Contudo, ao apresentar o jogo a amigos, compreendi rapidamente o meu erro fundamental: ninguém quer jogar com as minhas regras, todos querem jogar com as regras canónicas.

Decidi, finalmente! , aprender as regras canónicas e programei as duas versões em JavaScript. Estou certo que a minha versão, ora baptizada de jogo das cores, será muito menos popular do que o Mastermind, mas satisfaz-me plenamente.

Já discuti qual das versões é "mais fácil". Ainda não cheguei a uma conclusão clara, talvez por falta de prática do Mastermind. Não obstante e a pedido de alguns amigos, acrescentei mais duas jogadas no Mastermind porque eles achavam que o limite de 6, 8 e 10 jogadas para os três níveis era demasiado difícil.

Convido os curiosos a jogarem as duas versões e a partilharem comigo as suas impressões. A todos desejo uns momentos bem passados.

 

João Gomes Mota, Agosto de 2001

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