o autor

Português, licenciado em Engª Electrotécnica, tenho um especial interesse em história e nos seus monumentos, bem como em fotografia e concepção de páginas HTML.

Sendo completamente amador nos três assuntos, partilho com o visitante o resultado do cruzamento destes três interesses.

O meu interesse especial por este mosteiro resulta da combinação da sua importância histórica com a sua fotogenia.
Para lá do efeito surpresa de encontrar a igreja parcialmente submersa, a fotogenia resulta sobretudo da combinação entre a água e a pedra, com reflexos e refracções múltiplas, matizes cromáticos subtis e efeitos geométricos surpreendentes

Receio que os trabalhos de recuperação, que incluem a drenagem dos terrenos circundantes e construção de um recinto estanque tornem o Mosteiro fotograficamente menos interessante.
Em contrapartida, espero que o conhecimento histórico acrescido compense esta perda e talvez a igreja restaurada em toda a sua altura apresente novos pontos de vista interessantes.

Este trabalho está incompleto. Há anos que aguardo o fim das obras, que se prolongam à medida que se decidem novas intervenções. Depois de vários anos de impaciência, decidi publicar este "proto-álbum" com as fotografias antigas enquanto espero pela possibilidade de visitar de novo o Mosteiro.

 

João Gomes Mota

João Gomes Mota

Sítio pessoal

http://www.gomes-mota.nome.pt/joao/
 

©2001 João Gomes Mota
Início (Home) O mosteiro As fotografias